CAPÍTULO 3

QUE A PRESCIÊNCIA É ÚTIL

Parece, então, que a presciência pela astronomia é possível sob certa adaptação; e que, por si só, ela fornecerá premonição, na medida em que os sintomas no Ambiente o permitirem, de todos os eventos que acontecem aos homens pela influência do Ambiente. Esses eventos estão, desde o seu começo, sempre em conformidade com as faculdades espirituais e corpóreas, e suas afecções ocasionais; bem como com a duração mais curta ou mais longa dessas afecções. Eles também estão em conformidade com outras coisas que, embora não estejam exatamente na pessoa imediata do homem, ainda estão absoluta e naturalmente conectadas a ele: em conexão com a sua¹ e com a sua posição; e também estão conectados com todas as circunstâncias fortuitas que podem ocasionalmente lhe ocorrer.

Que o conhecimento prévio disso pode ser alcançado já foi demonstrado; e resta falar da utilidade dessa conquista. Primeiro, contudo, deve ser dito em que aspecto e com qual visão se propõe extrair vantagem desta ciência; se for considerada em sua tendência de promover o bem da mente, nenhum objeto mais vantajoso poderia faltar para induzir o mundo a se regozijar e se deleitar nela, já que oferece um conhecimento das coisas divinas e humanas: se for considerada em relação aos benefícios que é capaz de conferir ao corpo, sua utilidade, também sob este ponto de vista, mostrar-se-á em comparação superior à de todas as outras artes que conduzem aos confortos da vida, pois é de aplicação e utilidade mais gerais do que todas as outras juntas. E, embora se possa objetar à arte da presciência que ela não coopera para a aquisição de riquezas ou glória, deve-se lembrar também que a mesma objeção se aplica a qualquer outra arte e ciência; uma vez que não há nenhuma que possa, por si só, produzir riquezas ou glória, e ainda assim não há nenhuma que, por esse pretexto, seja considerada inútil: parece, portanto, que a ciência da prognosticação, com suas altas qualificações e sua aptidão para os objetos mais importantes, não merece, em grau algum, ser condenada.

Em geral, no entanto, as pessoas que a atacam e reprovam como sendo inútil, não dão a devida consideração à maneira pela qual ela se torna necessária; mas negam a sua utilidade sob o argumento capcioso de que é supérfluo e pueril tentar prever coisas que devem inevitavelmente acontecer: considerando-a assim de um modo a um só tempo abstrato, ignorante e injusto. Pois, em primeiro lugar, este fato deve ser mantido em vista: que os eventos que necessariamente e plenamente acontecem, quer incitem medo quer criem alegria, se chegarem imprevistos, irão oprimir a mente com terror ou destruir a sua compostura por um deleite repentino; se, no entanto, tais eventos tivessem sido previstos, a mente teria sido previamente preparada para a sua recepção, e preservaria uma calma equânime, por ter sido acostumada a contemplar o evento que se aproximava como se já estivesse presente, de modo que, na sua chegada real, seria sustentado com tranquilidade e constância.

Em seguida, não se deve imaginar que todas as coisas acontecem à humanidade como se cada circunstância individual fosse ordenada por decreto divino e por alguma causa superna indissolúvel; nem se deve pensar que todos os eventos provêm de um único destino inevitável, sem serem influenciados pela interposição de qualquer outra agência. Tal opinião é totalmente inadmissível; pois é, ao contrário, essencialíssimo observar não apenas o movimento celestial que, perfeito em sua instituição e ordem divinas, é eternamente regular e inabalável; mas também a variedade que existe nas coisas terrenas, submetidas a e diversificadas pelas instituições e cursos da natureza, e em conexão com os quais a causa superior opera no que diz respeito aos acidentes produzidos.

Deve-se notar ainda que o homem está sujeito não apenas a eventos aplicáveis à sua própria natureza particular e individual, mas também a outros decorrentes de causas gerais. Ele sofre, por exemplo, por pestes, inundações ou conflagrações, produzidas por certas mudanças extensas no Ambiente e que destroem multidões de uma só vez; já que uma agência maior e mais poderosa deve, é claro, sempre absorver e superar uma que seja mais diminuta e fraca. Em grandes mudanças, portanto, onde predomina uma causa mais forte, afecções mais gerais, como as recém-mencionadas, são postas em operação; mas as afecções que se ligam unicamente a um indivíduo são excitadas quando a sua própria constituição natural, peculiar a si mesmo, pode ser superada por algum impulso oposto do Ambiente, por menor ou mais fraco que seja. E sob este ponto de vista é manifesto que todos e quaisquer eventos, sejam gerais ou particulares, cuja causa primária é forte e irresistível, e contra os quais nenhuma outra agência contrária tem poder suficiente para interpor-se, devem necessariamente ser cumpridos em sua totalidade; e que os eventos indicados por uma causa menor devem, naturalmente, ser prevenidos e aniquilados quando alguma outra agência puder ser encontrada lutando por um efeito oposto; se, no entanto, nenhuma agência oposta puder ser encontrada, eles também devem ser cumpridos, em devida sucessão à causa primária. Não obstante, o cumprimento dos eventos assim indicados não deve ser atribuído unicamente ao vigor da causa que os produz, nem a qualquer destino inevitável, mas sim à ausência de qualquer influência oposta capaz de preveni-los. E assim, com todas e quaisquer coisas que traçam as suas causas e origens na natureza, o caso é exatamente semelhante; pois pedras,² plantas, animais, feridas, paixões e doenças, todas atuarão necessariamente sobre o homem até certo ponto; e elas deixam de fazê-lo, se antídotos forem encontrados e aplicados contra a sua influência.

Ao exercer a prognosticação, portanto, deve-se tomar um cuidado estrito para prever eventos futuros apenas por aquele processo natural que é admitido na doutrina aqui apresentada; e, deixando de lado todas as opiniões vãs e infundadas, prever que, quando a agência existente for múltipla e grande, e de um poder impossível de ser resistido, o evento correspondente que ela indica ocorrerá absolutamente; e também, em outros casos, que outro evento não acontecerá quando as suas causas excitantes forem neutralizadas por alguma influência interposta. É dessa maneira que os médicos experientes, acostumados à observação de doenças, preveem que algumas serão inevitavelmente mortais e que outras são suscetíveis de cura.

Assim, quando qualquer opinião é dada pelo astrólogo com respeito aos vários acidentes propensos a acontecer, deve-se entender que ele não avança nada além desta proposição: a saber, que, pela propriedade inerente ao Ambiente, qualquer conformação do mesmo, adequada a um temperamento particular, variando mais ou menos, produzirá nesse temperamento alguma afecção particular. E também se deve entender que ele arrisca essa opinião com o mesmo grau de confiança com que um médico pode declarar que certa ferida aumentará ou apodrecerá; ou que um homem familiarizado com metais diga que o ímã³ atrairá o ferro. Mas nem o aumento ou a putrefação da ferida, nem a atração do ferro pelo ímã, são ordenados por qualquer lei inevitável, embora essas consequências devam necessariamente se seguir, em devida obediência aos primeiros princípios da ordem existente da natureza, quando nenhum meio de prevenção pode ser encontrado e aplicado. Contudo, nenhuma dessas consequências ocorrerá, quando forem apresentados antídotos que naturalmente as prevenirão — e uma consideração semelhante deve ser dada às previsões do astrólogo — porque, se alho for esfregado no ímã, o ferro não sofrerá atração;⁴ e se os medicamentos adequados forem aplicados à ferida, ela deixará de aumentar ou de apodrecer. E, portanto, todos os eventos que acontecem à humanidade também ocorrem no curso regular da natureza, quando nenhum impedimento a eles é encontrado ou conhecido: mas, de novo, por outro lado, se quaisquer impedimentos ou obstruções forem encontrados no caminho dos eventos que possam ser previstos pelo curso regular da natureza a acontecer, tais eventos ou não ocorrerão de forma alguma ou, se ocorrerem, serão muito diminuídos em sua força e extensão.

A mesma ordem e consequência existem em todos os casos, independentemente de os eventos terem uma operação geral ou apenas particular; e pode-se, portanto, muito bem perguntar, por que se acredita que a presciência é possível no que diz respeito aos eventos gerais, e por que é permitido que ela seja útil na preparação para a sua chegada; enquanto que, em instâncias particulares, o seu poder e uso são totalmente negados. Que o clima e as estações, e as indicações das estrelas fixas, bem como as configurações da Lua, oferecem meios de prognosticação, muitas pessoas admitem; e elas exercem esse conhecimento prévio para sua própria preservação e conforto, adaptando suas constituições à temperatura esperada, por meio de coisas que esfriam e refrescam para o verão, e por coisas quentes para o inverno. Elas também observam os significados das estrelas fixas, para evitar climas perigosos, ao fazer viagens marítimas; e notam os aspectos da Lua, quando cheia, a fim de direcionar a cópula de seus rebanhos e manadas, e o plantio de mudas ou semeadura de sementes: e não há um indivíduo que considere essas precauções gerais como impossíveis ou inúteis. Ainda assim, no entanto, essas mesmas pessoas retêm o seu assentimento à possibilidade de aplicar a presciência a casos particulares; como, por exemplo, qualquer excesso ou diminuição particular de frio ou calor, quer decorrente do temperamento peculiar que produz o frio ou calor originais, quer da combinação de outras propriedades; nem admitem que existam quaisquer meios de se proteger contra muitas dessas circunstâncias particulares. E, no entanto, se está claro que as pessoas que se preparam com coisas refrescantes são menos afetadas por qualquer calor geral do clima, não parece haver razão para supor que uma preparação semelhante não seria igualmente eficaz contra qualquer conjuntura particular oprimida por calor imoderado. Parece, no entanto, que esta ideia, da impraticabilidade de obter o conhecimento prévio de circunstâncias particulares, deve originar-se unicamente da mera dificuldade de adquiri-lo; a qual dificuldade é, certamente, tornada peculiarmente árdua pela necessidade de conduzir a investigação com a maior precisão e exatidão: e a isto se deve acrescentar que, como raramente se encontra uma pessoa capaz de organizar todo o assunto com tanta perfeição que nenhuma parte da influência oposta possa escapar à sua atenção, frequentemente acontece que as previsões não são devidamente reguladas pela devida consideração dessa influência oposta, e que os efeitos são, de uma vez, considerados plenamente propensos a ocorrer, de acordo com a agência primária e sem qualquer intervenção. Este defeito, de não considerar suficientemente a influência oposta, induziu naturalmente a opinião de que todos os eventos futuros são totalmente inalteráveis e inevitáveis.

Mas, como o conhecimento prévio de circunstâncias particulares, embora não possa reivindicar totalmente a infalibilidade, ainda parece ser praticável o suficiente para merecer consideração, a precaução que ele proporciona, em circunstâncias particulares, merece da mesma forma ser observada; e, se não for de vantagem universal, mas útil apenas em alguns poucos casos, ainda é muito digna de estima, e deve ser considerada de valor não moderado. Disso, os egípcios parecem estar bem cientes; as suas descobertas das grandes faculdades desta ciência excederam as de outras nações, e eles em todos os casos combinaram a arte médica com a prognosticação astronômica. E, se eles tivessem sido de opinião que todos os eventos esperados são inalteráveis e impossíveis de serem evitados, eles nunca teriam instituído quaisquer propiciações, remédios e conservantes contra a influência do Ambiente, fosse presente ou se aproximando, geral ou particular. Mas, por meio da ciência por eles chamada Matemática Médica, eles combinaram com o poder da prognosticação a influência secundária concorrente decorrente das instituições e cursos da natureza, bem como a influência contrária que poderia ser obtida a partir da variedade da natureza; e, por meio delas, tornaram a agência indicada útil e vantajosa: já que a sua astronomia lhes apontava o tipo de temperamento propenso a ser influenciado, bem como os eventos prestes a proceder do Ambiente e a influência peculiar desses eventos, enquanto a sua habilidade médica os tornava familiarizados com tudo o que era adequado ou inadequado a cada um dos efeitos a serem produzidos. E é por este processo que os remédios para as perturbações presentes e os conservantes contra as futuras hão de ser adquiridos: pois, sem o conhecimento astronômico, a ajuda médica seria, na maioria das vezes, inútil; uma vez que os mesmos remédios idênticos não são mais bem calculados para absolutamente todas as pessoas, do que o são para absolutamente todas as doenças.⁵.

A praticabilidade e a utilidade da presciência tendo sido explicadas brevemente até aqui, o discurso a seguir deve ser prosseguido. Ele começa, de modo introdutório, com um relato das propriedades eficientes de cada um dos corpos celestes, tomado a partir das regras dos antigos, cujas observações foram fundadas na natureza. E, primeiro, das influências dos planetas e do Sol e da Lua.


Notas de rodapé:

¹ A palavra grega para isso, γοναι (descendência/filhos), embora encontrada na edição de Elzevir, da qual esta tradução é feita, não aparece em outras cópias; a edição de Basileia de 1553 diz apenas, η τε τιμη και το αξιωμα, ‘honra e posição’, que é também o sentido dado na tradução latina de Perúgia, de 1646, sem qualquer menção a ‘descendência’.

² Em alusão aos poderes simpáticos antigamente atribuídos a certas pedras.

³ Whalley, ao traduzir este capítulo, faz a seguinte observação sobre esta menção ao ímã: “Por mais que tenha sido muito mais tarde que a magnetita se tornou conhecida na Europa, o que se menciona dela neste capítulo torna evidente que era conhecida no Egito, onde Ptolomeu viveu, em sua época.” — Aquele digno tradutor esqueceu (se é que ele alguma vez soube) que a propriedade da magnetita de atrair o ferro era conhecida por Tales, e comentada por Platão e Aristóteles, todos os quais viveram alguns séculos, mais ou menos, antes de Ptolomeu. Foi a sua polaridade que não era conhecida até o século XI ou XII; e os franceses dizem que a primeira menção dessa polaridade é encontrada em um poema de Guyot de Provence, que estava na corte do imperador Frederico em Mogúncia em 1181. — Ver a Enciclopédia Francesa, etc.

⁴ A respeito do efeito aqui afirmado como sendo produzido no ímã pelo alho, encontrei a seguinte menção num livro chamado “O Labirinto do Jardineiro” (The Gardener’s Labyrinth), impresso em Londres em 1586. “Aqui também pensei não deixar passar a maravilhosa discórdia entre a pedra-ímã e o alho, a qual os gregos denominam ser uma Antipatia ou contrariedade natural entre eles; pois tal é o ódio ou contrariedade entre esses dois corpos (desprovidos de audição e sentimento), que o ímã mais afasta, do que atrai para si, o ferro, se este antes for esfregado com alho; como notou Plutarco e, depois dele, Cláudio Ptolomeu. A qual matéria, examinada por diversos eruditos, e verificada ser o contrário, levou-os a julgar que aqueles homens habilidosos (especialmente Ptolomeu) queriam dizer que o mesmo devia ser feito com o Alho Egípcio; o qual Dioscórides escreveu ser um alho pequeno, e do mesmo sabor doce, possuindo uma bela cabeça, tendendo a uma cor púrpura. Há os que atribuem o mesmo ao Ophioscoridon, o qual Antonius Microphonius Biturix, um homem singularmente erudito e muito prático em várias habilidades, proferiu este segredo aprovado a um amigo que ele amava.” No mesmo livro, o ‘Ophioscoridon’ é assim falado: “Há outro alho selvagem que os gregos chamam Ophioscoridon; em inglês Ramsies; crescendo por conta própria nos campos de pousio.” Cornelius Agrippa (de acordo com a tradução em inglês) afirmou que a presença do diamante também neutraliza o poder atrativo do ímã. Mas como aquele grande mágico era um tanto inclinado a trocadilhos, não é impossível que pela palavra que ele usa para ‘diamante’ (a saber, adamas) ele possa estar se referindo à pedra-ímã ou magnetita; o que reduziria sua afirmação meramente a isso: que um ímã neutralizará o outro.

⁵ Isto parece explicar a origem da antiga aliança entre a medicina e a astrologia, preservada de forma tão universal quase até ao século passado.